(Valor Investe – Economia – 01/02/2021)
Isabel Filgueiras
Uma nova plataforma digital, que conta com site e aplicativo, garante a venda de imóveis com preços a partir de R$ 250 mil em um período de até 60 dias, prazo que se inicia após cadastro, avaliação de preço e produção de fotos. A Fast Sale, como será chamada, ainda está em fase de testes e a previsão de lançamento é para julho deste ano.
O objetivo é agilizar esse tipo de transação que pode demorar mais de um ano para acontecer, uma vez que imóveis são ativos de baixa liquidez (difíceis de trocar por dinheiro), afinal, demandam um alto investimento e outras burocracias. Segundo dados de novembro de 2020 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o tempo médio de venda de um imóvel é de 13,7 meses.
Se o imóvel fizer parte do programa Casa Verde e Amarela (novo Minha Casa Minha Vida) o prazo médio cai para 12,4 meses. Se for empreendimento de alto padrão o tempo médio é de 13,5 meses.
Para tornar tudo mais rápido, a ideia principal da Fast Sale é conectar proprietários de imóveis a diversos corretores cadastrados na plataforma, além de apresentar boas imagens do imóvel e fazer uma avaliação de preço de acordo com o mercado. O anúncio é gratuito para os proprietários, que contam com ferramentas como avaliação do imóvel e acompanhamento de ofertas.
A avaliação do imóvel é realizada pela internet e por um perito que certifica o preço de mercado de maneira profissional. As fotos são tiradas pela equipe da plataforma para montar a vitrine virtual do bem e em seguida vários corretores têm acesso a ele para tentar vendê-lo.
“Decidimos criar a ferramenta ao constatar que muitos imóveis no Brasil não são vendidos por três principais motivos: preço fora do mercado, conteúdo de apresentação inadequado e a exposição limitada a duas ou três imobiliárias. Nosso objetivo é atender essa demanda, auxiliar tanto os proprietários quanto os corretores com novas oportunidades, por meio de um serviço 100% digital e que conecta as duas pontas: quem está vendendo com profissionais que desejam comercializar o imóvel”, diz, em nota, Renato Monteiro, fundador da Fast Sale.
Caso o imóvel seja vendido, a comissão paga pelo proprietário é de 6%, sendo que 5% vão para o corretor responsável pela venda e 1% para a Fast Sale.
Ao realizar o cadastro, o dono do imóvel consegue acompanhar propostas e conta com suporte no atendimento, avaliação, visitas, negociação e documentação do imóvel.
Durante o período de testes, foram vendidos 14 imóveis dentro de 23 horas. A versão beta (em fase de ajustes) será lançada em março deste ano.
“Hoje um imóvel oferece muitas vantagens em termos de rentabilidade, seja com aluguel ou valorização, além de ser um investimento seguro a longo prazo. Agora queremos dar agilidade ao mercado para que a propriedade seja convertida em dinheiro”, pontua Monteiro.