COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Imóvel financiado pode ser usado como garantia de empréstimo

14/09/2020 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(O Globo – Economia – 14/09/2020)

Ana Carolina Diniz

 

O banco Itaú lançou na semana passada uma das primeiras linhas de crédito de um banco privado que usa como garantia um imóvel financiado. A modalidade foi autorizada no fim de julho pelo Banco Central, que já havia previsto, no início do ano, empréstimos com a garantia de imóveis quitados. Agora, quem ainda está pagando a prestação da casa própria também pode pegar um empréstimo vinculado a este bem, no valor do saldo devedor.

As vantagens em relação a outros tipos de crédito são os juros baixos e o prazo longo.

A linha do Itaú é voltada apenas para clientes do banco, mas será permitida a portabilidade de créditos feitos com outras instituições.

O prazo do novo crédito poderá alcançar o prazo remanescente daquele já contratado. Traduzindo: caso restem dez anos para que o cliente termine de pagar o financiamento do imóvel, o novo crédito também será de até dez anos.

— Este tipo de crédito tem muito espaço para crescer no Brasil, pois é a linha mais barata e com menores parcelas para quem tem imóvel — afirma Danilo Caffaro, diretor de crédito imobiliário do Itaú Unibanco.

A linha do Itaú é uma das primeiras disponíveis, mas outros bancos estudam fazer o mesmo, como a Caixa Econômica Federal. A quem ficou interessado, Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, lembra que, apesar dos juros baixos, é preciso ter cuidado ao tomar um empréstimo de longo prazo, ainda mais no atual cenário de incerteza econômica:

— É preciso avaliar muito bem antes de pôr um imóvel como garantia num empréstimo. Além das parcelas do financiamento (imobiliário), o cliente pagará pelo empréstimo. Pela robustez da garantia, as taxas são bem mais baixas que a do empréstimo consignado, por exemplo. Mas o que está em jogo é um imóvel.

Para Bruno Gama, diretor executivo da CrediHome, plataforma de crédito imobiliário, é preciso refletir sobre os outros endividamentos para saber se vale a pena.

— As pessoas devem fazer uma análise da capacidade de pagamento e do grau de comprometimento desta renda.

No caso da operação com imóvel quitado, diversos bancos e start-ups atuam. A Caixa relançou sua linha home equity. Ainda pouco usado no país, com menos de cem mil contratos, este tipo de financiamento tem como vantagem a taxa de juros reduzida em comparação a outras linhas de financiamento, e o longo prazo de pagamento: até 20 anos em algumas instituições.

A taxa de juros é, em média, de 10% ao ano. Número bem inferior em comparação a outros tipos de financiamento, como cartão de crédito (254,41% ao ano), cheque especial (128,01%), empréstimo pessoal em bancos (45,59%) e financeiras (106,76%). 

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO