(Terra – Economia – 30/07/2020)
Muitas pessoas acreditam que adquirir um imóvel no Brasil precisa ser necessariamente um processo lento e burocrático. No entanto, a venda de imóveis online faz parte do cenário atual e pode mudar opiniões como essa. Afinal, no mercado imobiliário dos dias de hoje, já é possível agilizar o processo de compra e venda de um apartamento sem precisar sair de casa.
A pandemia causada pelo novo coronavírus modificou o comércio de diversas categorias de produtos. Porém, ao mesmo tempo, incentivou a modernização do mercado imobiliário através da venda de imóveis online.
Venda de imóveis online e a transformação digital acelerada
Devido ao isolamento social gerado pela pandemia, esse cenário fez com que muitas empresas buscassem desenvolver a capacidade de se adaptar. Por isso, várias funcionalidades estão sendo criadas através do meio digital. E, especificamente dentro do setor imobiliário, as tecnologias estão sendo desenvolvidas com um objetivo em comum: permitir o investimento em uma nova moradia sem precisar sair de casa.
Recursos à distância
Nesse contexto de quarentena, existe uma demanda para continuar formalizando vendas, mesmo que à distância. E com o mercado imobiliário não é diferente. Os compradores esperam que as empresas coloquem à disposição recursos como visita online aos apartamentos decorados, envio da documentação por meio digital e atendimento online com os corretores.
Simulador de Financiamento
Outro exemplo de demanda esperada por quem confere as vendas de imóveis online, é ter acesso a um simulador de financiamento. Essa ferramenta permite que o investidor faça a simulação dos custos referentes ao financiamento de um imóvel.
No sistema de financiamento do Simulador de Financiamento da JVF Empreendimentos, por exemplo, é possível indicar se deseja optar pelo sistema SAC, no qual as parcelas do pagamento serão reduzidas ao longo das que já foram realizadas, ou pela Tabela Price, na qual os valores das parcelas são fixos, permitindo um maior controle por parte do investidor.
Após a escolha, é preciso informar qual o valor total do imóvel desejado, qual o valor pretendido para a entrada, a quantidade de parcelas e quais serão os juros que serão cobrados pelo banco, entre outras informações. Para mais informações sobre a ferramenta, basta clicar aqui: http://materiais.jvfempreendimentos.com.br/calculadora-de-financiamento
Redução da burocracia para a venda de imóveis
A venda de imóveis online está crescendo em um contexto onde os consumidores estão se adaptando à digitalização dos seus comportamentos. Ou seja, está ocorrendo uma mudança no comportamento dos compradores e isso significa que há uma maior receptividade em relação às vendas digitais.
No entanto, para tudo isso acontecer, é preciso simplificar processos e os órgãos financeiros estão criando iniciativas com esse objetivo. Diante disso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu permitir que as instituições financeiras sejam as responsáveis por liberarem ou não os recursos destinados ao financiamento de imóveis.
Essa chamada "prenotação", que é uma anotação provisória no protocolo dos cartórios, foi criada com o intuito de reduzir a burocracia e flexibilizar as regras para financiamentos imobiliários. Afinal, em meio à pandemia do novo coronavírus, nesse momento muitos cartórios precisam estar fechados, principalmente em cidades pequenas.
Dessa forma, é importante estar atento a essa mudança, pois ela promove uma maior agilidade à liberação dos financiamentos de imóveis. A prenotação confere prioridade de registro ao título prenotado frente a qualquer outro que buscar registro sobre esse mesmo imóvel. Sendo assim, é um ato inicial do processo de registro do novo apartamento e que agora pode ser feito com mais rapidez.
Atendimento 100% digital com o corretor
Antes de comprar qualquer produto, é essencial vê-lo por completo para saber se atende aos interesses do comprador. No mercado imobiliário não é diferente, mas, além disso, antes de adquirir um imóvel, é preciso também sanar todas as dúvidas. Diante desse quesito, o papel do corretor de imóveis é fundamental.
Ao entrar em contato com esse profissional, é importante estar atento a algumas questões, dentre elas: o apartamento atende ao tamanho da família? Qual o estilo dele? Se for utilizado para home office, esse imóvel oferece a privacidade que precisa?
Com o atendimento online feito pelos corretores, todas essas informações passam a ser disponibilizadas por e-mail, redes sociais ou no próprio site da incorporadora. Fotos dos imóveis, vídeos e folhetos informativos e todo o material digital necessário para fazer a melhor escolha.
Visita virtual aos empreendimentos
Juliana Oliveira, diretora da JVF Empreendimentos, incorporadora que vem se destacando a cada ano como uma das empresas mais respeitadas do mercado baiano por vários fatores, dentre os principais, a qualidade dos produtos, a seriedade no relacionamento com seus clientes e por facilitar a compra da casa nova, afirma:
"Sabemos como é essencial realizar uma visita à futura moradia para conhecer mais sobre a vizinhança, o local, e os demais detalhes de cada empreendimento, que não podem ser observados nas fotos. Por isso, a JVF alia mais uma vez tecnologia e o respeito ao bem-estar na hora de realizar o sonho da casa própria, e disponibiliza a visita virtual ao imóvel, com níveis de detalhamento".
Envio da documentação online para aprovação
No que diz respeito à documentação, o foco agora é otimizar e desburocratizar processos. Diante disso, o processo de compra e venda de imóveis online precisa ser o mais simplificado possível. Nas palavras da Coordenadora de Vendas da JVF, Nane Brandão:
"Agilizamos a transformação digital que já estava sendo implantada. Hoje, na JVF Empreendimentos, já é possível realizar toda a compra de um imóvel online. Vivemos, ainda, a realidade de termos cartórios e bancos digitalizados. Por isso, oferecemos a possibilidade de digitalização total dos documentos necessários para facilitar a compra."
Na JVF Empreendimentos, a inovação é um requisito que atinge não somente os anúncios, visitas e atendimento online, mas também o envio da documentação e assinatura de contratos. Tudo isso sempre se preocupando com a qualidade de vida de seus clientes.