(Valor Econômico – Empresas – 14/08/2019)
Chiara Quintão
A Trisul tem expectativa de manter resultados crescentes nos próximos trimestres e levar ao mercado produtos bem localizados, afirmou ontem o presidente da companhia, Jorge Cury. "Vamos fazer 'mais do mesmo, melhor'", diz o empresário, ressaltando que a incorporadora tem melhorado sem desempenho operacional e se beneficiado da situação econômica, com taxa de juros em queda e inflação baixa.
O bom desempenho esperado será puxado, de acordo com o empresário, tanto pelo segmento de médio e médio-alto padrão, que responde por dois terços dos projetos da empresa, quanto pelo econômico, que fica com o terço restante. Todos os empreendimentos da Trisul são desenvolvidos nas proximidades de estações de metrô na cidade de São Paulo. Conforme a localização, são destinados a cada um dos segmentos de atuação.
No segundo trimestre, os lançamentos tiveram queda de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 254,7 milhões. As vendas líquidas cresceram 62%, para R$ 255,8 milhões. Recentemente, a companhia revisou projeções de lançamentos e vendas brutas da faixa de R$ 700 milhões a R$ 800 milhões para o intervalo de R$ 900 milhões a R$ 1 bilhão.
O lucro líquido da Trisul cresceu 56%, na comparação anual, para R$ 27,2 milhões. A receita líquida aumentou 50%, para R$ 184,3 milhões. A margem bruta subiu de 29,6% para 35%. As despesas administrativas tiveram expansão de 95,5%, para R$ 16,7 milhões. As despesas comerciais subiram 22,3%, para R$ 14,4 milhões. O prejuízo financeiro aumentou 31%, para R$ 1,6 bilhão. A alavancagem medida por dívida líquida sobre patrimônio líquido ficou em 29%.