(Valor Econômico – Economia – 14/07/2020)
Raquel Brandão
Os lançamentos da Cyrela caíram 81% no segundo trimestre na comparação com mesmo período de 2019, para R$ 395 milhões, informou há pouco a companhia em divulgação de sua prévia operacional.
A companhia lançou 5 empreendimentos no período. Nenhum dos lançamentos foi do segmento de alto padrão, sendo R$ 250 milhões dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
As permutas nos lançamentos foram R$ 6 milhões ante R$ 135 milhões no mesmo trimestre do ano passado. A participação da companhia nos lançamentos do trimestre atingiu 73%, sendo inferior à apresentada um ano antes, de 80%.
Ao se excluir as permutas, e tomando como base apenas a participação da Cyrela, o volume lançado no foi de R$ 282 milhões, 82% inferior em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas líquidas contratadas no segundo trimestre somaram R$ 818 milhões, valor 57% inferior ao registrado um ano antes.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 135 milhões se referem à venda de estoque pronto (17%), R$ 512 milhões à venda de estoque em construção (63%) e R$ 171 milhões à venda de lançamentos (21%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas de lançamentos de 43% no trimestre.
No semestre, os lançamentos caíram 22,5%, para R$ 2,01 bilhões. Já as vendas líquidas recuaram 26,6%, para R$ 2,18 bilhões.