COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Incorporadoras de capital fechado estão otimistas

02/03/2018 / Categorias Mercado imobiliário

Incorporadoras de capital fechado estão mais otimistas em relação às expectativas para 2018 do que se mostravam há um ano em relação a 2017, segundo o especialista no setor imobiliário da corretora do Itaú BBA, Enrico Trotta. Recentemente, o banco realizou conferência na qual participaram as incorporadoras de capital fechado Bild Desenvolvimento Imobiliário, Vitta Residencial, Cury, Diálogo, LDI, MAC Empreendimentos, Vitacon e Yuni.

"Um ano atrás, a expectativa era de demanda fraca, ainda havia muito distrato, e o foco estava na venda de estoques", compara Trotta. Em 2018, o setor espera retomar lançamentos, tendo em vista que parte significativa do estoque excedente foi equacionada no ano passado. O analista do Itaú BBA ressalta que as vendas líquidas estão melhorando e que os bancos privados têm adotado postura mais ativa na concessão de crédito imobiliário.

Embora a visão do Itaú BBA em relação ao segmento de baixa renda seja mais otimista, a melhora tende a se acentuar, principalmente, nas faixas de renda média e alta, que tiveram retração maior nos últimos anos. No segmento de baixa renda, Trotta destaca a Vitta e a Cury e, na média-alta renda, a MAC.

Com atuação no interior do Estado de São Paulo, a Bild/Vitta pretende dar continuidade a sua expansão geográfica, com lançamento de projetos em São José do Rio Preto. Pertencentes aos mesmos donos e sediadas em Ribeirão Preto, a Bild atua na média-alta renda, enquanto a Vitta desenvolve empreendimentos na faixa 2 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em Araraquara, Bauru, Franca e Piracicaba.

No ano passado, a Vitta respondeu por 56% do total de lançamentos realizados pelas duas incorporadoras. A Vitta informou ao Itaú BBA que a concessão de financiamento pela Caixa Econômica Federal, que teve restrições no segundo semestre de 2017, foi normalizada no início deste ano.

Segundo o analista do Itaú BBA, a Vitta informou que, se necessário, conseguirá desenvolver projetos sem financiamento à produção pela Caixa. Isso porque a incorporadora vende pelo menos 60% do empreendimento antes de dar início à obra, o que permite ter fluxo de caixa positivo.

Trotta acrescenta que o discurso da Cury, incorporadora na qual a Cyrela tem 50% de participação, foi bem positivo em relação a 2018. A Cury tem foco na faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida.

Com atuação na média-alta renda, a MAC informou ao Itaú BBA ter reduzido seus estoques prontos dos R$ 249 milhões para R$ 95 milhões no ano passado. Segundo o banco, a MAC foi uma das companhias com maior redução de estoques. A maior parte das unidades da incorporadora tem área privativa de 25 metros quadrados a 35 metros quadrados, produto que interessa, principalmente, a investidores.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO