COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Fundo imobiliário de lajes corporativas lidera altas em janeiro, e FIIs de logística caem

08/02/2021 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Valor Econômico – Economia – 08/02/2021)

Rafael Gregorio

 

Um fundo de investimentos imobiliário (FII) focado em ativos de lajes corporativas, o XP Corporate Macaé (XPCM11), teve o melhor desempenho, em janeiro, entre os 87 fundos que compõem o IFIX, índice de referência da bolsa de valores brasileira para o setor – espécie de “Ibovespa dos fundos imobiliários”.

Segundo um levantamento do buscador de investimentos Yubb, o produto registrou alta de 16,5% no primeiro mês de 2021, quase dez pontos percentuais a mais de retorno do que o segundo colocado no ranking dos dez maiores retornos entre FIIs no período, o TG Ativo Real (TGAR11), que teve alta de 6,59% no valor da cota.

Também chama a atenção a presença de alguns fundos “de shopping centers” no top 10 de rendimentos em janeiro, como o Grand Plaza Shopping (ABCP11), com alta de 4,65%, e o HSI Malls (HSML11), que subiu 3,72%.

“Assim como as lajes corporativas foram responsáveis pelo boom dos fundos imobiliários nos últimos anos, elas também aparecem, hoje, como precursoras da recuperação do setor. E outro segmento a acompanhar é o dos shoppings centers, que sofreu com a volatilidade por conta do isolamento social, mas hoje também aparece entre as maiores altas”, comenta Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

Segundo ele, o cenário é positivo, embora as valorizações ainda não sejam suficientes para recompor todas as perdas causadas pela pandemia, e as perspectivas são otimistas.

“Os fundos imobiliários vinham em alta, mas tiveram uma queda brusca em 2020 e que se mantinha em cerca de 20% até setembro. Considerando os números de hoje, é possível dizer que existe um otimismo sobre o segmento, com expectativa de recuperação quando a vacinação contra a covid-19 atingir larga escala”, completa Pascowitch.

Já entre as maiores perdas, o “campeão” em janeiro foi o fundo BB Progressivo II (BBPO11), com queda de 7,21% no valor da cota.

Neste ranking, chama a atenção a preponderância de fundos voltados a ativos imobiliários do segmento de logística, como o Vinci (VILG11, -5,03% no mês), o Ourinvest (OULG11, -4,86%) e o Pátria (PATL11, -2,60%).

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO