O financiamento imobiliário com recursos da caderneta de poupança somou 3,84 bilhões de reais em janeiro, alta de 23,7 por cento ante mesmo mês de 2017, informou nesta quinta-feira a entidade que representa as financiadoras do setor, Abecip.
No acumulado de 12 meses terminados em janeiro, porém o montante de 43,9 bilhões de reais representou queda de 5,5 por cento em relação ao apurado nos 12 meses anteriores.
Os números vêm após os financiamentos do setor terem fechado 2017 em 43,2 bilhões de reais, queda de 7,4 por cento ante o ano anterior, consolidando uma derrocada de 60 por cento em três anos.
A entidade prevê que o setor tenha uma expansão ao redor de 10 por cento neste ano. No entanto, eventuais dificuldades da Caixa Econômica Federal, maior financiadora de imóveis do país, para lidar com questões internas de capital, podem comprometer a previsão para o setor.
No relatório desta quinta-feira, a Abecip mostra que a Caixa ficou na terceira posição entre os maiores financiadores para compra e construção de imóveis em janeiro, no ranking liderado por Bradesco e Santander Brasil .