Com cerca de 150 imóveis disponíveis para comercialização, começou hoje a 1ª edição da Exposição da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Expoacon MS), no Círculo Militar de Campo Grande.
Conforme Adão Castilho, presidente da Associação dos Construtores (Acomasul), o objetivo da feira é dar oportunidade de negócio aos pequenos construtores. “Isso tudo – estandes, negócios, palestras – e para movimentar o cenário da construção civil. A construção civil é um setor que responde, de imediato, tanto para negativo quanto para o positivo. Na Expoacon MS, cerca de 150 imóveis, todos em Campo Grande, estarão disponíveis para comercialização. Oitenta deles são da faixa atendida pelo programa Minha Casa, Minha Vida e os demais de médio e alto padrão. A expectativa é negociar pelo menos 20% desse total durante os quatro dias de evento”, detalhou.
Destravar o financiamento tem sido um grande entrave enfrentado pelo setor ultimamente, conforme o presidente da Associação, que deve ter novas dificuldades no próximo ano.
“Destravar o financiamento é um dos desafios. Hoje, para se fazer um financiamento, estão condicionando muito, não sabemos se por falta de recurso ou pela incerteza política. Haverá ainda outro gargalo a partir de 2019, com a questão da exigência do asfalto para a construção de imóveis.
Isso está impedindo, inclusive, o construtor de comprar terrenos em locais sem asfalto”, explicou.
Ainda conforme Adão, atualmente, o setor reúne em torno de 200 pequenos construtores, que geram de 4 a 5 mil empregos diretos, sem contar os indiretos e terceirizados.