(Gazeta do Povo – Mercado Imobiliário – 15/08/2019)
Camila Machado
A 28ª edição da Feira de Imóveis começou nesta quarta-feira (14), em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep. A expectativa é receber um público de 10 mil pessoas em cinco dias de evento. Na ocasião, os visitantes podem conferir 30 mil opções de imóveis entre novos e usados, comerciais e residenciais.
O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (ADEMI-PR), Leonardo Pissetti, na abertura do evento, salientou a expectativa no aquecimento do mercado imobiliário. Também destacou o tema da edição 2019, que é Cidade Inteligente.
"Mais do que um feira com oferta de imóveis, estamos em uma arena de tecnologia. A Feira de Imóveis está conectada com o que o mercado exige. É uma nova geração de serviços atendendo a uma demanda existente", esclareceu Pissetti.
Pissetti se referiu também a Arenatech, uma novidade na Feira. Trata-se de um espaço para startups e desenvolvedores independentes mostrarem as suas ideias e soluções para área.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscom-PR), Sérgio Luiz Crema, também esteve presente e encorajou os expositores. "O mercado passou por uma das maiores crises econômicas já vistas, que durou quase cinco anos. Os empreendedores são resilientes e, finalmente, estamos retomando o fôlego", declarou.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito da cidade, endossou a iniciativa da Feira de Imóveis e arrematou com o tema das cidades inteligentes. "Iniciativas com foco em cidades inteligentes só têm valor quando são pensadas para o cidadão. A Feira reúne em um só lugar diferentes possibilidades", disse.
O Vale do Pinhão, movimento do município que une startups para promover ações de Cidades Inteligentes, tem estande na Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.
Financiamento - Representantes da Caixa Econômica Federal tem um estande na Feira de Imóveis e fazem, na hora, simulações de financiamento, sanando as dúvidas dos futuros compradores. É possível já sair do local com o crédito aprovado. "Buscamos valorizar e mobilizar o mercado. Um exemplo é taxa de 8,5% de juros nos financiamentos", destacou o superintendente da Caixa, Adriano Borges Resende.
A Ademilar, especialista em consórcios, também está explicando sobre o serviço e fechando negócios.
Debate sobre o setor - O primeiro dia da Feira de Imóveis também teve bate-papo sobre tendências do setor. Pedro Augusto, do Centro Acadêmico de Negócio Imobiliários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explicou sobre como a universidade pode agregar valor ao mercado.
"A universidade está à disposição do mercado e, quando universitários e empresários trabalham juntos, todos saem ganhando", disse. Do trabalho que desenvolve no hub, o estudante destacou o uso da realidade virtual.
Claiton Oliveira, da Rede de Vistoria, falou sobre a necessidade de atualização do mercado, principalmente no foco ao atendimento humanizado. "A tecnologia contribui muito, mas o diferencial está em aliar os recursos ao atendimento pessoal e personalizado. Quando falamos em imóveis, estamos sempre falando em sonhos", destacou. A Rede de Vistoria atende 40 imobiliárias de Curitiba e faz a ponte entre inquilinos e proprietários, auxiliando nos processos e possíveis transtornos aos patrimônios.
O final da noite teve ainda a fala das startups Azuba, especializada em criar visualizações interativas em realidade virtual e realidade aumentada; Zimobi, de aluguel online; e da ICanvas, plataforma de planejamento de compra de imóveis.
Eduardo Dória, CEO da Zimobi, pontuou sobre o que chamou de "dores do mercado imobiliário". "Quem quer alugar um imóvel ou quem quer alugar o seu quer rapidez e facilidade. O desafio é deixar os trâmites burocráticos mais acessíveis", falou.
Eli Lara, da ICanvas, destacou o excesso de informação que a internet traz e como isso pode confundir o comprador. "É uma decisão séria comprar um imóvel e um planejamento é essencial. Por isso, o planejamento em formato de Canva - uma forma visual - facilita o processo. O comprador enxerga as possibilidades e crava o negócio quando tem certeza", informou sobre o serviço da sua empresa.