(Estado de S.Paulo – Economia – 31/07/2020)
Heraldo Vaz
Com a produção voltada para o programa Minha Casa Minha Vida, duas construtoras, MRV Engenharia e Tenda, bateram recordes de vendas no primeiro semestre do ano, em plena crise da pandemia do novo coronavírus.
O alto volume de vendas confirma a resiliência do segmento de baixa renda, segundo o consenso das empresas, que investem na construção de moradias populares.
A Tenda anunciou seu melhor resultado trimestral, com R$ 689 milhões entre abril e junho. No mesmo período, após atingir a marca inédita de R$ 1,67 bilhão, a MRV cresceu 8% e superou R$ 1,8 bilhão, com 11,5 mil unidades vendidas no segundo trimestre.
“A MRV adotou medidas como descontos nos preços dos imóveis”, afirma o diretor comercial Sérgio Paulo Amaral dos Anjos. Na divulgação de resultados, a companhia reporta que, para fechar negócios, é preciso ter estratégia comercial mais agressiva.
Segundo Amaral, os recordes consecutivos são consequência de adequar processos e os canais digitais, que permitem fechar a compra remotamente. “Sem sair de casa, o cliente escolhe a unidade, envia documentação, faz simulação e aprovação de crédito, negocia a proposta e assina o contrato digital”, afirma o executivo.
Ele diz que a casa ganhou mais importância durante o confinamento, mas reforça que o cenário com juros mais baixos e facilidades de financiamento é decisivo para o aumento das vendas tanto em São Paulo como em outras praças. “Em meio à pandemia, temos performance bastante satisfatória.”
Em 2019, o faturamento chegou a R$ 5,4 bilhões com 35 mil habitações comercializadas no Brasil. As vendas da MRV em São Paulo e Região Metropolitana, segundo Amaral, representam 13% do total.
A construtora fechou 2019 com o valor geral de vendas (VGV) de R$ 6,9 bilhões para os 41,6 mil imóveis lançados em 162 cidades. Na Grande São Paulo, segundo a Embraesp, foram 18 novos projetos, com 5.980 apartamentos e VGV lançado de R$ 1,16 bilhão.
Nesse lote, destacam-se mais cinco residenciais do Grand Reserva Paulista, maior complexo da MRV, com investimento de R$ 1 bilhão em 25 condomínios, com 7,3 mil apartamentos. “O preço da unidade gira em torno de R$ 225 mil”, diz Amaral, informando que 60% já foram entregues. “A última fase de lançamentos está prevista ainda para 2020.”
Neste ano, tanto no lançamento de 12 mil unidades como no VGV de R$ 2 bilhões, a MRV registrou queda de 30% em relação ao mesmo período de 2019. Com o alto nível de estoque, “optamos pela redução de lançamentos”, declara Amaral, ressalvando o objetivo de “intensificar significativamente” esse volume neste semestre.
Tenda
Com lojas fechadas, a Tenda bateu recorde no segundo trimestre com vendas de R$ 689 milhões. Isso atesta a resiliência da demanda por habitação popular, sinalizando a eficiência dos canais online, afirma o diretor financeiro, Renan Sanches.
Na prévia operacional, que anuncia seu melhor trimestre, a companhia reporta a política de descontos no pagamento da entrada dos imóveis. As vendas nacionais cresceram 25%, indo de R$ 980 milhões no primeiro semestre de 2019 para R$ 1,23 bilhão agora.
A Grande São Paulo respondeu pela parcela de 40% das vendas no Brasil, ancorada nos lançamentos, feitos entre outubro e dezembro. “Foi o trimestre em que a companhia mais lançou na sua história”, afirma Sanches. “Uma prateleira de produtos bem definidos, especialmente em São Paulo, permitiu super crescimento nas vendas.”
Assim, a participação subiu quatro pontos porcentuais. Em 2019, a Tenda havia registrado vendas de R$ 2,04 bilhões no País, das quais 36% na Grande São Paulo.
Quando começou a pandemia, segundo Sanches, não havia dúvida que o cliente de baixa renda continuava com urgência de adquirir a casa própria. “A dúvida era saber se ele ia comprar online”, conta.
A transformação digital trouxe inovações para clientes e vendedores com ferramentas para assinatura do contrato e envio da documentação por aplicativo. “É possível comprar tudo online”, diz ele, ao frisar que a necessidade fez tudo mudar rápido e chegar ate a venda de imóveis.
Como a maioria das empresas, a Tenda reduziu os lançamentos, que caíram de R$ 978 milhões, no primeiro semestre de 2019, para R$ 796 milhões, uma queda de 19%.
Neste ano, a pandemia trouxe dificuldade nos processos de aprovação em prefeituras e órgãos estaduais, diz o diretor. Melhorou no final de junho, segundo ele, mês em que a Tenda fez nove dos 18 lançamentos do ano. Sanches espera aumentar o volume de novos projetos até dezembro.
MRV e Tenda lançaram 18 projetos cada
Nesta edição, a MRV Engenharia é vice-campeã do Top Imobiliário. Fez 18 lançamentos na Grande São Paulo em 2019, com 5.980 apartamentos, avaliados em R$ 1,17 bilhão, segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). O desempenho representa 14% das 41.614 unidades lançadas pela empresa no Brasil e 17% do valor geral de vendas de R$ 6,9 bilhões em 2019, registrado no balanço como seu melhor ano.
No caso da Tenda, as 5.540 moradias em 18 empreendimentos lhe deram o terceiro lugar no ranking, completando o podio das construtoras. O VGV lançado foi de R$ 920 milhões em 2019 na região metropolitana de São Paulo. O resultado apresenta crescimento de 52%, afirma o diretor financeiro, Renan Sanches, comparando com o ano anterior. “A estratégia de crescimento funcionou bem”, comemora o executivo.