COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Crescimento do crédito é bastante robusto; 2º pacote de medidas já está fazendo efeito, diz Campos Neto

13/08/2020 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Valor Econômico – Economia – 12/08/2020)

Estevão Taiar

 

O segundo pacote de medidas de crédito implantado pelo Banco Central (BC) durante a crise "já está fazendo efeito", afirmou nesta terça-feira o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. "O crescimento do crédito é bastante robusto", disse.

Segundo Campos, essa expansão vem sendo puxada principalmente pelos bancos privados, em um movimento descrito por ele como "saudável". Outro ponto positivo, de acordo com o presidente do BC, é que as taxas de juros vêm caindo "em todas as modalidades". Mesmo assim, ele admitiu que, no caso dos empréstimos imobiliários, a autoridade monetária esperava que, com a Selic em 2% ao ano, as taxas na ponta final estariam menores.

Ainda em relação ao setor imobiliário, a avaliação do BC é que os empréstimos vão com o tempo migrar todos para o crédito livre. Um passo importante para o crescimento do setor de uma forma geral, na visão de Campos, será o avanço da securitização. De acordo com ele, o crédito atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) "endereçou parte desse problema".

A autoridade monetária, no entanto, ainda enxerga entraves no home equity e na portabilidade de crédito imobiliário. "O home equity tem crescido, mas menos do que gostaríamos. Estamos atacando os entraves um por um", disse. No caso da portabilidade, ainda há burocracia excessiva, de acordo com Campos.

Ele ainda reiterou que o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo BC, estará em funcionamento em novembro. "O open banking também tem avançado", afirmou. 

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO