(Época Negócios – Economia – 16/10/2020)
Guilherme Sawaya conta como foi a força-tarefa na empresa para transformar o processo imobiliário, muito dependente da presença física, em uma jornada digital
Ana Carolina Nunes
A atividade do setor imobiliário depende muito do mundo físico — seja com os estandes de apresentação dos lançamentos ou na visita de corretores aos imóveis. Entretanto, por causa da pandemia do novo coronavírus, todo o modelo de vendas teve que mudar de um dia para o outro. O desafio de transformar os processos físicos em uma jornada digital para colaboradores e consumidores rendeu mais de 40 projetos na Cyrela.
Mas a cultura da inovação na empresa começou há mais tempo. Nos últimos dois anos, a companhia intensificou seus esforços na transformação digital e na "fluência em inovação", como diz o diretor de Transformação Digital da Cyrela, Guilherme Sawaya na entrevista ao NegNews desta quinta-feira (15/10).
Um dos pontos principais desse processo foi dar mais protagonismo aos colaboradores. “Uma ideia pode mudar a carreira de uma pessoa”, acredita Guilherme. “Além de gerar novas oportunidades de negócios, geramos novas oportunidades de carreiras”, diz. Guilherme destaca ainda que o setor da construção civil e imobiliário tem um campo enorme para a inovação, considerando que todo o processo – da compra do terreno à assinatura do contrato – pode levar oito anos.
A primeira ação foi justamente organizar tantas novas ideias, com a criação da plataforma Next Floor, para construtechs e proptechs. Para Guilherme, basear as decisões em dados ainda é uma necessidade dentro da construção civil. "Tem pouca gente olhando para dados e acho que é aí que está o futuro", diz o executivo.