COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Consumidores estão mais interessados em comprar do que alugar imóvel

09/10/2020 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Exame – Economia – 09/10/2020)

 

Gabriella Sandoval

 

Um levantamento feito pelo portal imobiliário Imovelweb identificou algumas mudanças recentes na prioridade de quem busca um novo lugar para morar. Em setembro do ano passado, a maioria das pessoas (47%) optava pelo aluguel, enquanto 53% preferiam a compra. Em setembro deste ano, o cenário mudou. Quem procura por um novo lar na cidade está muito mais interessado agora em comprar (63%) do que alugar (37%) um imóvel.

A alta nos preços de locação pode ter impactado na decisão. Isso porque o valor do aluguel residencial de contratos em andamento, com aniversário em outubro e correção pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) — um dos mais usados para reajustes contratuais — poderá ser reajustado em 17,94%. Essa porcentagem é a soma dos últimos 12 meses, considerando a alta de 4,34% em setembro.

Outra mudança observada pelo Imovelweb foi a busca por locais maiores e com mais dormitórios. Em setembro do ano passado, a procura por imóveis residenciais de quatro ou mais quartos era baixíssima em São Paulo — representava apenas 4,5% do total. Hoje, esse indicador já corresponde a 9,3% das buscas. Já os locais com apenas um dormitório tiveram um declínio, passando de 23%, no ano passado, para 16,8%.

“Antes víamos os usuários interessados em imóveis com ótima localização, pensando muito mais na mobilidade, do que no empreendimento em si”, diz a gerente de marketing do Imovelweb, Angélica Quintela. Hoje, diz ela, os usuários estão procurando imóveis maiores e com mais cômodos. “Eles buscam mais qualidade na moradia, com ambientes adequados e espaço para escritório”.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO