(DCI – Imóvel Residencial – 08/05/2019)
A Zona Leste da cidade de São Paulo foi a região na capital paulista que mais recebeu alvará para construção de empreendimentos imobiliários nos últimos 12 meses, segundo indicador lançado ontem (7) pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
O Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário (IAMI), inédito, é feito em parceria com a Fipe e aponta que o destaque nesse primeiro levantamento foi a Zona Leste da cidade, ontem houve crescimento de 47% na liberação de alvarás para construção, seguida pelas zonas Norte (17,8%); Sul (16,8%); Oeste (15,5%) e centro (2,9%). Os bairros onde se concentraram os maiores números de pedidos foram Vila Matilde e Penha (zona leste); Tucuruvi e Santana (zona norte); Vila Mariana e Moema (zona sul); Pinheiros (oeste) e Bela Vista (centro).
O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, cita que este tipo de mensuração facilita o mapeamento do mercado imobiliário. “Precisamos fornecer ferramentas que ajudem os investidores nas tomadas de decisões de longo prazo. O nosso segmento tem uma enorme capacidade de impulsionar a economia,” reforçou.
De acordo com ele, dada a relevância deste tipo de indicador, a expectativa da entidade é que seja possível mensurar o ritmo de liberação de alvarás também em outras cidades. No caso de São Paulo, ele cita o programa Minha Casa, Minha Vida como responsável pelo impulso nas licenças liberadas.