(Valor Econômico – Empresas – 17/01/2019)
Chiara Quintão
As vendas de materiais de construção cresceram 1,2% no ano passado em relação a 2017, segundo dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A expansão ficou abaixo da expectativa da entidade, que era de 1,5% a 2%, mas interrompeu três quedas anuais consecutivas. A Abramat estima, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que o faturamento deflacionado do setor terá aumento de 2% neste ano.
"O ano de 2018 marcou a volta do crescimento do setor depois de três anos de redução do faturamento deflacionado. Para 2019, esperamos consolidar e dar sustentabilidade a essa expansão", disse ao Valor o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro. Ele ressalta que, no próximo mês, pode haver alguma alteração do patamar de alta de 2018, depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os números de dezembro, mas que o incremento ficará entre 1% e 2%.
A estimativa para 2019 poderá ser revisada para cima, de acordo com Navarro, caso as reformas sejam aprovadas e as obras de infraestrutura retomadas. "A construção civil será uma das prioridades do novo governo", diz o presidente da Abramat. Para a expansão das vendas, vão contribuir também o foco em inovação e em novas tecnologias.
No ano passado, as vendas de materiais de base cresceram 1,8%, enquanto as de acabamento tiveram alta de 0,5%, de acordo com o levantamento da Abramat. Em dezembro, houve queda de 2,5% do faturamento deflacionado do setor na comparação anual.
A Abramat ressalta também o aumento de 1,7% no nível de emprego da indústria de materiais.