(G1 – Economia – 15/12/2020)
As vendas de imóveis podem expandir e que novidade vai se apossar do foco de vendas.
O mercado imobiliário sofreu mudanças expressivas com a pandemia do novo coronavírus. Os sócios-diretores da Factual Negócios Imobiliários, Anselmo Aragon e Márcio Campilongo, acreditam que para 2021, a expectativa é positiva, principalmente no que diz respeito a compra para morar e para investir. O motivo disso é que o comportamento da população mudou e isso impactará diretamente em como a aquisição do imóvel é realizada.
“Muitas empresas do mercado imobiliário acreditavam que as vendas sofreriam bastante com a covid-19. O interessante é que ocorreu o exato contrário, levando a um aumento significativo no número de contratos assinados”, explicou Aragon.
Ainda segundo ele, como a modalidade de trabalho home office está em alta e as pesquisas apontam que seguirá assim por algum tempo, hoje, a residência não é vista apenas como local de descanso. Por isso, a procura por apartamentos e casas diferentes, com espaços que podem ser transformados em escritório, aumentou.
A facilidade de trabalhar de casa também flexibilizou no que diz respeito a cidade em que o imóvel é localizado. Sendo assim, Campilongo argumentou que isso abriu a possibilidade para que trabalhadores realizassem mudança para outras localidades com estilo de vida mais tranquilo, sem que isso prejudicasse o lado profissional.
Riviera de São Lourenço e Guarujá têm sido locais bastante procurados para quem deseja viver com maior qualidade. E como a taxa Selic tem caído nos últimos meses, o cenário é positivo para quem sonha com a casa própria.
“Com a redução de juros, as parcelas do financiamento recebem um desconto significativo, tornando-se uma alternativa acessível para um número ainda maior de consumidores”, afirmou Campilongo.
Empreendimentos com um toque de inovação
Em 2022, haverá uma nova opção para quem busca casas inovadoras. O projeto do Royal Golf Riviera conta com 12 residências, implantadas num terreno de 9.536 m², totalmente isoladas, privativas e com vista para o campo de golfe. Os imóveis terão m 6 ou 7 suítes, ambientes de dimensões generosas, bem ventilados e piscinas exclusivas
As áreas comuns de lazer oferecerão recreação para crianças e pets, bem como atividades esportivas e de recreação de um clube, com piscina, quadra de tênis, quadra de beach tênis, salão de jogos, sala de ginastica e espaço gourmet.
Investidores devem apostar na construção civil
Os fundos mais tradicionais não estão mais com tanto rendimento. Dessa maneira, é natural que os investidores tenham maior disposição para investimentos em ativos reais, inclusive em imóveis que gerem renda acima das opções disponíveis em investimentos de renda fixa.
No entanto, para isso, vários cuidados devem ser tomados, como: escolher localização, tipo de imóvel, qualidade, demanda e checar se todas as questões burocráticas e tributárias estão em ordem.