(Exame - Economia - 16/12/2020)
Os FIIs vinham em uma onda de valorização, mas com medidas de isolamento, o modelo foi afetado; especialistas cometam expectativas para o setor imobiliário
Beatriz Correia
Foram poucas coisas, relações, hábitos e setores que não sofreram mudanças neste ano de 2020. A pandemia do novo coronavírus causador da covid-19 mudou a realidade como a gente conhecia e afetou diretamente as economias globais. E é claro que essa mudança chegou ao bolso das pessoas em forma de aumento de preços de produtos e serviços e também nos investimentos.
Os fundos imobiliários vinham em uma onda de valorização em 2019 que animou muitas pessoas a entrarem na renda variável a partir deste tipo de investimento. Mas com as medidas de isolamento social, muitos empreendimentos ficaram vazios, fechados ou com pagamentos atrasados.
Além disso, as construtoras também viram as obras afetadas e as vendas de imóveis ameaçadas. Ficou mais caro ou mais barato comprar uma casa? Qual é a perspectiva para o próximo ano? Existe outra maneira de ganhar dinheiro com um imóvel?