(Valor Econômico – Finanças – 13/06/2019)
Talita Moreira
O Santander e o grupo Zap firmaram uma parceria para acelerar o processo de compra e financiamento de imóveis. Os clientes do portal poderão simular a operação e, num segundo momento, ter acesso a uma carta de crédito pré-aprovada pelo banco.
Também está nos planos do Zap e do Santander plugar a plataforma nos sistemas das imobiliárias para que estas também possam apresentar aos clientes a possibilidade de contratação de crédito.
O objetivo do Santander é ser mais assertivo na oferta de crédito e melhorar a experiência do cliente. "Ele começa a buscar um imóvel já sabendo qual é a sua capacidade creditícia", diz Gustavo Alejo, diretor de produtos de crédito e recuperação de pessoas físicas do banco.
Para o Zap, por sua vez, o acordo tem como finalidade acelerar o processo de compra de imóveis e torná-lo mais amigável. Hoje, o trâmite leva em média 30 meses para o comprador, da escolha até a assinatura da escritura, e 468 dias para o vendedor. "É uma jornada muito longa, por isso a ideia de criar uma plataforma que conecte as pontas", diz Lucas Vargas, executivo-chefe do grupo. "Mais de 50% das solicitações de crédito são negadas pelos bancos, o que frustra o cliente."
A ideia é reproduzir um modelo já adotado pelo Santander no financiamento a veículos por meio do portal Webmotors, no qual é possível simular e fazer algumas etapas da operação de forma digital. A diferença é que o banco é controlador do Webmotors, mas não tem relação societária com o portal de imóveis. O Zap é controlado pelo Grupo Globo, que edita o Valor.
Segundo Ernani Assis, vice-presidente de relações institucionais e novos negócios do Zap, a ideia da plataforma é permitir que o cliente acompanhe cada etapa do processo
O Santander já fechou uma primeira operação de financiamento por meio do Zap e o processo todo levou dez dias, de acordo com o banco.
Alejo afirma que a expectativa do Santander é multiplicar por três ou quatro vezes o número de operações de crédito imobiliário fechadas por meio de canais digitais. De acordo com o executivo, a as contratações por meio digitais - em que somente a assinatura do contrato é feita na agência - representam atualmente entre 5% e 7% do volume de financiamento habitacional no banco, mas estão crescendo.
A parceria com o Zap é uma das apostas do Santander num momento de crescente competição entre os bancos no mercado de crédito imobiliário a pessoas físicas. A linha é considerada muito atrativa pelas instituições financeiras porque estabelece um relacionamento de longo prazo com os clientes, a partir do qual conseguem vender outros produtos, como seguros e cartões.
De janeiro a abril, o Santander financiou R$ 3,535 bilhões nas modalidades de construção e aquisição de imóveis com recursos da poupança. Os dados são da Abecip, associação das instituições que atuam no setor, e colocam o banco na quarta posição do mercado. Caixa e Itaú Unibanco vêm acelerando suas operações no setor nos últimos meses. "Estamos vendo mais competição entre os bancos em 2019", diz Alejo.
O mercado, de acordo com ele, se mostrou aquecido no primeiro trimestre. De abril em diante, perdeu força no segmento de incorporadoras, mas manteve o ritmo nas operações com pessoas físicas.