COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Ociosidade de imóveis evita disparada de aluguel, diz economista da FGV

08/02/2021 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Valor Econômico – Economia – 08/02/2021)

Alessandra Saraiva

 

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) acumula alta de 26,55% nos 12 meses até janeiro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo o economista André Braz, da FGV, é a maior taxa acumulada em 12 meses desde julho de 2003 (26,94%). Como a evolução do IGP-DI é semelhante à do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), também calculado pela FGV e usado para cálculo de reajuste de aluguel, Braz foi questionado sobre a possibilidade de disparada nesses valores no varejo. Ele descarta a possibilidade.

Somente em janeiro, o IGP-DI teve alta de 2,91%, puxada pelo preço das commodities.

O especialista lembra que, ao longo do ano passado, as taxas mensais dos IGPs fortalecidas em meio à pandemia, principalmente por um cenário de alimentos mais caros, impulsionaram o resultado em 12 meses desse tipo de indicador. Isso porque, com maior restrição social e crescimento de permanência de pessoas em casa, aumentou o ritmo de alimentação dentro no lar, o que elevou a procura por comida em supermercados, pontuou.

No entanto, a mesma crise econômica que levou a um cenário de alimentos mais caros pode ajudar a manter sem aumentos expressivos os preços de aluguel neste ano, notou ele.

O economista observou que, com a crise, e muitas devoluções de imóveis por dificuldade de pagamento, cresceu a quantidade de imóveis vazios, disponíveis para alugar. Com esse cenário, o inquilino tem mais poder de negociação para não reajustar seguindo estritamente pelo IGP-M. “A oferta de imóveis hoje é muito grande”, afirmou o técnico.

Em janeiro, a taxa em 12 meses do IGP-M ficou em 25,71%.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO