(O Globo – Economia – 03/12/2020)
A cidade do Rio teve uma queda de 43% no volume de imóveis lançados entre janeiro e setembro de 2020, frente a igual período do ano passado. É o que mostra um estudo do DataZAP, braço de inteligência imobiliária do ZAP+. Ainda assim, o preço médio dos lançamentos, por metro quadrado, aumentou 11%, alcançando R$ 15.110.
— O mercado imobiliário tinha uma expectativa muito boa para 2020. O primeiro trimestre, inclusive, foi o melhor dos últimos cinco anos — lembra o presidente da Abadi, Claudio Hermolin.
Contudo, construtoras como a Riooito e a Fernandes Araujo, que planejavam lançar projetos este ano, preferiram esperar.
— Começamos o ano com um cronograma de lançamentos mas, por causa da pandemia, decidimos aguardar — conta Flavia Katz, gerente de marketing da construtora Fernandes Araujo.
Para Hermolin, mesmo com os problemas causados pela pandemia, o cenário macroeconômico favoreceu o setor com as seguidas quedas da Selic e das taxas de juros do financiamento imobiliário. Muitas construtoras decidiram manter lançamentos, mesmo com estandes fechados, mas apostando no contato virtual. E não se arrependeram.
— Lançamos um residencial de altíssimo padrão, com apenas seis unidades, no terreno onde funcionava o restaurante Antiquarius, no Leblon. O residencial foi 100% vendido no pré-lançamento — revela Paulo Araujo, diretor de Incorporação da Concal.
No Centro do Rio
Já a Tegra Incorporadora lança neste fim de semana um residencial na Rua Visconde de Inhaúma, quase esquina com Avenida Rio Branco. O projeto é o primeiro edifício que será erguido, em décadas, naquela parte do Centro.
Ainda segundo o levantamento do ZAP+, os bairros campeões de lançamentos foram Santa Cruz e Campo Grande, concentrando 53% das novas unidades este ano. O Recreio também está entre os “cinco mais”. A Martinelli Imóveis, por exemplo, fez 14 lançamentos este ano, a maior parte no bairro.
— No início da pandemia, todos estavam com receio porque o Rio praticamente foi obrigado a parar. Continuamos com as vendas remotamente no caso dos empreendimentos que lançamos antes de março.
Durante a pandemia, lançamos outros de forma online, o que nos deu a grata surpresa de sucesso total. Entre eles estão o Be Happy, na Taquara, e o Reference Life Resort, no Recreio dos Bandeirantes. Ambos com mais de 70% das unidades comercializadas no período — afirma André Moreira, diretor da Martinelli Imóveis.