(UOL – Economia – 12/02/2021)
Em 2020, o mercado sofreu com os impactos da pandemia do Novo Coronavírus na economia e nos hábitos de consumo. Diferentemente de outros setores, o imobiliário até viveu meses de preocupação no segundo trimestre, mas terminou o ano com bons resultados.
Segundo os dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), na cidade de São Paulo, as vendas no acumulado de 12 meses até outubro, somaram 51,2 mil unidades, um número 13,2% maior que o ano de 2019 inteiro.
Com a taxa Selic em 2% e a maior facilidade de conseguir crédito imobiliário, as expectativas do mercado para 2021 são positivas.
Neste cenário, os imóveis compactos são os investimentos da moda e as empresas começam a oferecer o produto nos moldes de um 'ativo financeiro', com gestão profissional de locação e administração das unidades. É uma forma de manter o investimento atual, sem abrir mão da baixa volatilidade e a estabilidade histórica do mercado de imóveis.
A Vitacon, incorporadora de São Paulo assumiu um posicionamento focado no público investidor. Começa 2021 com quatro lançamentos nos bairros da Vila Mariana, Moema, Brooklin e Jardins, e uma rentabilidade projetada entre 4.101,37/mês e 4.890,03/mês.
Moradia com serviços e tecnologia embarcada
Além de contar com uma boa localização, as incorporadoras entenderam que, para garantir a alta procura pelos imóveis dos investidores, precisam desenvolver projetos com inovação, tecnologia e serviços. "Pensamos e planejamos o prédio como se fosse um sistema operacional que, a cada inovação, recebe um update", conta Stephanie Dornelles, gestora de Marketing da Vitacon.
A empresa precisou se adaptar rápido às mudanças de hábito causadas pela pandemia para oferecer áreas comuns adequadas às necessidades da moradia de hoje. "Para o mundo pós-pandemia, criamos espaços dedicados ao home office e recebimento de delivery de forma segura. Tudo para atender a um público que não quer mais passar anos pagando por um financiamento de imóvel, mas sim morar pelo tempo necessário no lugar mais conveniente, o que torna nossos empreendimentos grandes oportunidades de investimento. O mercado está muito aquecido e o nosso principal público são os investidores", ressalta.
Os empreendimentos da Vitacon já são entregues com espaço de coworking, equipado com TV, impressora, cabo de rede, internet, salas de reunião e operação com parceiros em formato de pay-per-use. Os prédios inteiros e suas áreas comuns contam com infraestrutura preparada para receber serviços de aplicativos, como iFood, Singu, lavanderia operada pela OMO, ferramentas compartilhadas com a Leroy Merlin e bike sharing com a Lev.