(Extra – Economia – 29/08/2019)
Nesta semana, a Caixa Econômica Federal começou a oferecer a seus clientes a linha de financiamento imobiliário atrelada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com juros de 2,95% a 4,95% ao ano, mais a variação da inflação. E os primeiros optantes da nova linha já estão aparecendo. A construtora MRV selou o seu primeiro contrato com custo indexado ao IPCA, e as chaves do imóvel foram entregues nesta quarta-feira, na unidade do condomínio Parque Âmbar, em Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
— Estava há três meses pesquisando e me informando qual seria a melhor forma de realizar o sonho da casa própria. Não pensei duas vezes em concretizar a compra, quando vi que por meio deste novo sistema de financiamento da Caixa Econômica minhas parcelas mensais, dependendo do IPCA, podem ficar cerca de R$ 900 menores em relação a outras modalidades. Me pareceu mais vantajoso e estou muito feliz — disse o comprador Itamar dos Santos.
Para o presidente da MRV, Rafael Menin, a linha de crédito atrelada ao IPCA é mais uma opção para escolher o financiamento, o que deve ajudar a movimentar o mercado:
— Acreditamos que esta nova modalidade de financiamento veio para ficar. Junto a outros fatores, como crescimento da renda no longo prazo e estabilidade econômica, a correção dos financiamentos pelo IPCA deve impulsionar o mercado nos próximos anos. Acredito que, com isso, o mercado seja impulsionado, podendo passar do patamar de 600 mil imóveis por ano para mais de um milhão de imóveis lançados.