(O Estado de S. Paulo – Economia e Negócios – 28/12/2018)
São Paulo - O crédito imobiliário com recursos da caderneta de poupança totalizou R$ 51,3 bilhões de janeiro a novembro, cifra 30,1% superior em relação ao montante registrado em igual intervalo de 2017, conforme dados publicados há pouco pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Neste período, foram financiadas aquisições e construções de 204,9 mil imóveis, alta de 27,3%, na mesma base de comparação.
Somente no mês de novembro, as concessões de financiamento imobiliário com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) totalizaram R$ 4,88 bilhões, montante 13,9% inferior ante outubro. Em um ano, porém, foi visto alta de 54,9%.
Foram financiados 19,8 mil imóveis no mês de novembro, número 14,2% inferior ao de outubro. Superou, contudo, em 46,9% o de novembro do ano passado, conforme a Abecip.
A entidade espera que o mercado de crédito imobiliário retome a trajetória de crescimento este ano após três exercícios de queda, beneficiado, não só pelo desempenho da poupança, principal fonte de recursos para os financiamentos, mas também a retomada do setor de construção. Conforme as projeções da Abecip, o financiamento imobiliário deve crescer 15% neste ano, considerando SBPE e a modalidade que usa os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).