COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Comércio imobiliário em SP cresce 5,97% em 12 meses

02/10/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(AECWeb – Revista – 02/10/2019)

Yuri Soares

Conforme balanço do registro de imóveis divulgado pela Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a compra e venda de imóveis no Estado de São Paulo teve alta de 5,97% no acumulado de 12 meses (de julho de 2018 até junho de 2019) frente ao mesmo período precedente, totalizando 613,3 mil unidades imobiliárias.

O levantamento, realizado por meio de informações de cartórios, aponta que foram realizadas 919,1 mil transferências de registro de imóveis nos últimos 12 meses até junho deste ano, total que abrange doações, heranças e partilhas de bens. As transferências, em sua maioria, foram de terrenos (32,9%) e apartamentos (31%).

Os resultados indicam uma melhora contínua do setor, que vem se intensificando desde 2016, quando as negociações chegaram ao nível mais baixo da crise.

Segundo a coordenadora de pesquisas da Arisp, Patrícia Ferraz, a queda no percentual de execuções nas alienações fiduciárias (acordo em que o imóvel serve como garantia de um empréstimo) é o outro fator que exemplifica a melhora do setor imobiliário.

“As estatísticas da alienação fiduciária de imóveis mostram que tivemos um pico, um número muito grande de execuções em financiamentos imobiliários e empréstimos com base em imóveis, que cedeu. Cedeu com muita força desde o ano passado”, enfatizou.

Em junho deste ano, a proporção entre imóveis registrados após a compra com alienação e imóveis executados pelos bancos caiu para 52,3% na comparação com setembro de 2019, o que indica queda da inadimplência. Em junho, foram realizados 222,8 mil registros de imóveis alienados.

“Quando a inadimplência cai, quando o mecanismo de recuperação de crédito é eficiente, a população, de modo geral, que precisa do financiamento para a aquisição da casa própria é beneficiada”, acrescentou Patrícia.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO