As vendas internas de cimento recuaram 0,8% em fevereiro, para 3,9 milhões de toneladas, ante o mesmo mês de 2017, segundo dados levantados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).
No bimestre, as vendas atingiram 8,2 milhões e registaram queda de 0,4%, na comparação anual. E no acumulado de 12 meses até fevereiro, as vendas no mercado interno caíram 5%, para 53,7 milhões de toneladas.
As vendas por dia útil apresentaram crescimento de 7,3% ante janeiro e recuo de 0,8% em relação a fevereiro.
O consumo aparente de cimento, que somam vendas no mercado interno e importações, totalizou 3,9 milhões de toneladas em fevereiro, com retração de 1% na comparação anual. No acumulado de 12 meses, a queda no consumo aparente atingiu 4,9%.
Em nota, o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna, afirmou que os resultados do mês passado foram influenciados pelas chuvas ocorridas em diversas regiões do país, porém estão em linha com as expectativas de recuperação de demanda em 2018.
“Observamos nos últimos meses uma desaceleração no ritmo da queda. Neste primeiro trimestre, o consumo ainda deve apresentar resultados negativos, mas no segundo trimestre devemos ver os primeiros números positivos desde 2014”, afirmou Penna. A projeção da entidade é que o consumo de cimento cresça entre 1% e 2% em 2018.