COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Ipanema Ventures investe em aplicativo para corretores de imóveis

11/03/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Mercado de trabalho

(Valor Econômico – Empresas – 11/03/2019)

Juliana Schincariol

Vários corretores de imóveis independentes de todo o Brasil participam de grupos nas redes sociais e aplicativos de mensagem, como o Whatsapp, onde trocam informações com outros profissionais sobre imóveis e demandas de clientes. O objetivo principal é fechar vendas em parceria e dividir as comissões, mas nem sempre isso ocorre. Por ser um ambiente informal, há muita insegurança de que os acordos realmente serão cumpridos. Foi pensando em resolver este problema que o grupo Ipanema Ventures criou a startup Homer.

Trata-se de um aplicativo exclusivo para corretores. Nele, o usuário cadastra o imóvel que procura ou aquele que tem para vender. Quando a oportunidade de uma parceria com outro profissional surge, os usuários podem assinar um contrato virtual, que garantirá que os valores combinados na transação serão pagos.

O Homer não cobra taxas dos corretores. Atualmente, os recursos são próprios ou de investidores-anjo. Com o crescimento do aplicativo, deve haver alguma cobrança de taxas das construtoras e incorporadoras, já que é voltado principalmente para imóveis novos. Uma estratégia para monetizar os imóveis usados também está sendo elaborada.

Desde que foi criada, em 2016, a startup já recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões. Além disso, parte dos recursos de até R$ 500 milhões, obtidos pela holding com a venda da empresa Wooza para a Allied Tecnologia, do grupo Advent, no ano passado, serão utilizados no negócio. 

 “O mercado imobiliário não vai bem em termos de confiança na relação com o próprio corretor. A solução é profissionalizar o segmento e dar a ele as ferramentas necessárias”, diz a fundadora do Homer e sócia da Ipanema Ventures, Lívia Rigueiral. Hoje são cerca de 20 mil profissionais na base da plataforma, de um total de 200 mil corretores ativos no Brasil. A cada mês esse número aumenta cerca de 2%, segundo Lívia. Para 2019, o objetivo é estar em todas as capitais do país.

Nas redes sociais ou no Whatsapp, além do receio de não receber a comissão combinada, também há a dificuldade de listar os imóveis mais relevantes. O Homer assegura o pagamento com “smart contracts” — que possibilitam a validação e execução de contratos digitais. O aplicativo também adota critérios de reputação, que classifica os melhores corretores, conforme seu desempenho.

 “Nosso aplicativo empodera o corretor, porque associa a tecnologia à desintermediação dos mercados”, diz o fundador da Ipanema Ventures, Carlos de Almeida, que tem experiência de mais de 30 anos em negócios de tecnologia, como a Ideasnet e a empresa de publicidade móvel Hands.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO