Os sistemas de amortização e o conceito de capitalização de juros nos financiamentos imobiliários: a experiência brasileira e o modelo internacional. Alternativas de funding para o crédito imobiliário.
O crédito imobiliário no Brasil viveu, no passado, enormes problemas, que ainda hoje se apresentam nas discussões sobre os sistemas de amortização e as dezenas de milhares de ações que tramitam no Judiciário e contestam os contratos livremente assinados entre as partes e baseados nas disposições legais em vigor. Tais assuntos foram objeto de pesquisa no 3º Prêmio Abecip de Monografias em Crédito Imobiliário e Poupança, concluído em dezembro de 2010.
São sempre oportunas as iniciativas destinadas ao fomento à pesquisa e à inovação no segmento, bem como a qualificação dos profissionais envolvidos nesse processo de crescimento marcado por enorme dinamismo.
Instituído para estimular profissionais e estudantes a desenvolver trabalhos sobre temas presentes na vida econômica das empresas, esse foi o foco do 3º Prêmio Abecip de Monografia, que premiou trabalhos sobre dois temas: o funding do mercado imobiliário e os sistemas de amortização adotados no Brasil e em outros países. Abordando questões importantes para o desenvolvimento do crédito imobiliário e do financiamento habitacional do País nos próximos anos. Os resultados podem ser conferidos nos dois livros que reúnem os vencedores.