(Valor Econômico – Empresas – 14/06/2019)
Chiara Quintão
A VBI Real Estate, gestora de recursos com atuação concentrada no mercado imobiliário brasileiro, e o londrino Grosvenor Group constituíram, na quarta-feira, joint venture com foco no segmento de residências estudantis. A gestora inglesa, que investe recursos do Duque de Westminster, Hugh Grosvenor, terá 80% da nova empresa, e a VBI, os demais 20%.
O Grosvenor Group se comprometeu a investir US$ 60 milhões na joint venture, em duas tranches de US$ 30 milhões. Já os aportes da VBI na parceria serão feitos por meio de seus quatro empreendimentos de residências estudantis - três na capital paulista e um em Sorocaba -, e de três ativos adquiridos para serem reformados e destinados ao segmento - dois em São Paulo e um no Rio.
Segundo Rodrigo Abbud, sócio da VBI, as conversas entre as partes duraram dois anos, e a decisão de fechar a parceria foi tomada um ano atrás.
Questionado sobre a decisão do Grosvenor Group de investir no Brasil antes da aprovação das reformas enquanto muitos investidores estrangeiros aguardam definição para fazer aportes no país, Abbud disse que a parceira tem visão global, capital de longo prazo e condições de antecipar movimentos. "Depois da aprovação das reformas, o preço dos ativos será outro", diz, ressaltando que o Grosvenor é "dono de metade de Londres" e de Mayfair, região de escritórios comerciais da capital inglesa.
Há quatro anos, a VBI comprou o controle da operadora de moradias estudantis ULiving. A marca será mantida pela joint venture, e Juliano Antunes seguirá a frente dos negócios do segmento.